Plano de saúde: é vantajoso nutricionista atender por ele?

Autor: Nutricionista Thiago Ferreira

Data: 09/09/2020


Sabemos que o Sistema Único de Saúde apresenta inúmeras falhas e uma delas é justamente a demora para o atendimento com determinadas especialidades. Por conta dessas e de outras lacunas e ineficiências do sistema que muitas pessoas acabam recorrendo ao plano de saúde nas suas mais diferentes modalidades. 


Muitos profissionais da área de saúde acabam atendendo o plano além do atendimento aos pacientes particulares. Essa é uma prática comum de muitas especialidades da medicina, mas no caso do profissional de nutrição, nem sempre isso acaba sendo muito comum e há inúmeras dúvidas quanto a atender ou não planos de saúde. 


A principal delas é se compensa do ponto de vista financeiro. Pensando nisso, resolvi escrever sobre o assunto para conversarmos sobre como funciona esse tipo de atendimento e o que você deve considerar para realizá-lo ou não. 


Como funciona o atendimento pelo plano de saúde?


Para que você comece a atender pessoas encaminhadas pelo plano de saúde, há um pequeno processo burocrático que pode variar de empresa para empresa que faz a gestão e administração do plano. 


Normalmente consiste no envio de documentos que atestam a sua formação na área pretendida em que deseja realizar os atendimentos e que confirmem a existência e funcionamento do consultório. 


Passada a parte burocrática, você já está apto a receber os clientes. A cada consulta, o paciente emite uma guia junto a administradora do plano e o pagamento para os profissionais é feito mensalmente com base no número de consultas realizadas no período. 


O valor que o profissional recebe varia de acordo com o valor cobrado pela gestão do plano e o percentual de repasse. Mas tudo isso fica esclarecido durante o processo de credenciamento. 


Vale a pena ou não atender o plano de saúde?


Infelizmente não é possível limitar essa questão a uma resposta tão taxativa quanto sim ou não. É preciso considerar as características desse modelo de atendimento e determinar as suas vantagens e desvantagens. 


A partir desse panorama, avaliar se compensa ou não para o que você objetiva. 


Vantagens


A principal vantagem de aceitar o atendimento por meio do plano de saúde é a possibilidade de conseguir um volume de clientes mais rapidamente. Afinal, basta que a pessoa tenha o convênio e esteja buscando um profissional da sua especialidade e você será encaminhado. 


Outro benefício dessa parceria com os planos é que você estará indiretamente divulgando o seu consultório. Você estará cadastrado na base de profissionais do plano e assim que alguém buscar por um profissional com a sua formação ou área de atendimento, você aparecerá para ele. 


Claro que para efetivamente o cliente escolher você, ele vai levar em conta outros fatores como a localização do seu consultório e qual está mais próximo dele dentre as opções disponíveis, mas não deixa de ser uma forma de divulgar o seu trabalho. 


Uma vantagem secundária, por assim dizer, do atendimento pelo plano de saúde é que as pessoas atendidas podem te recomendar para outras que podem ou não ter plano de saúde e assim, você vai criando uma base de clientes e fortalecendo a sua rede de atendidos. 


Se você presta um bom atendimento é possível que a pessoa retorne mesmo que eventualmente não tenha mais o plano. 


Desvantagens


Apesar das vantagens, há desvantagens no atendimento ao plano de saúde e você deve mensurar se compensa ou não para você. A principal desvantagem é o baixo valor repassado aos profissionais que realizam o atendimento. O valor costuma ser um percentual sobre o valor pago pelo paciente a administradora. 


Outro problema do atendimento ao plano de saúde é que para que efetivamente compense, do ponto de vista econômico, será preciso que você atenda um volume maior de clientes do que atenderia pelo particular, o que pode acabar comprometendo a qualidade das consultas. 


Você precisa considerar


Apesar dos prós e contras que o plano de saúde apresenta, acho importante que você considere essa opção. O ideal seria conquistar uma base sólida de clientes sem a necessidade do credenciamento ao plano de saúde, mas isso é difícil principalmente para quem está começando agora. 


Outro fator que me faz recomendar que você considere o atendimento aos pacientes do plano de saúde é a concorrência, se você não aceita o plano de saúde, mas outros profissionais que realizam o mesmo atendimento que você aceitam, você está em desvantagem e possivelmente o cliente vai acabar optando pelo concorrente. 


Assim sendo, vale a pena considerar essa opção e analisar muito bem as opções antes de se credenciar em uma empresa. É importante que antes de credenciar-se, você conheça a administradora do plano, sua credibilidade no mercado, como funcionam os repasses e toda e qualquer informação que julgar pertinente. 


Apesar de considerar o atendimento do plano de saúde, invista em outras opções para atrair seus clientes. Estratégias de marketing e apostar em um bom relacionamento e em um serviço de qualidade também podem fazer a diferença.


Gostou de saber mais sobre se é vantajoso ou não atender pelo plano de saúde? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!


Compartilhar: